Iluminação e saúde: como a iluminação afeta a vida humana

Sempre falamos sobre a importância de bons projetos de iluminação, não só pelos benefícios financeiros como redução dos custos com manutenção e energia, mas também sobre os benefícios voltados para segurança como níveis corretos de iluminância dos ambientes! No artigo dessa semana, a gente vai te mostrar como a iluminação pode impactar a saúde das pessoas! Acompanhe!

Quando a luz entra em nossos olhos, ela passa por dois caminhos separadoscaminho visual que liga a retina ao córtex visual e nos ajuda a perceber o mundo ao nosso redor e, o caminho biológico que possui um conjunto de fotorreceptores chamados Células Ganglionares da Retina intrinsecamente fotossensíveis.

Este segundo, é responsável por enviar um sinal para o nosso relógio biológico, também conhecido como ciclo circadiano, responsável por desencadear ações no organismo como: a secreção de melatonina, produção de hormônios, digestão, aumento ou diminuição da força muscular, regulação da temperatura corporal e resposta imune.

  • Alteração no ciclo circadiano

ciclo circadiano é um conceito que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

Por milhões de anos, os seres humanos foram expostos a um padrão de luz solar pela manhã, diminuindo gradualmente até a noite. E à noite, os seres humanos não eram realmente expostos à luz de alta intensidade. Nossa principal fonte de luz na pré-história era a luz da lua, das estrelas e do fogo.

Depois de 1880, quando a iluminação elétrica foi descoberta, como humanos, passamos cada vez mais tempo dentro de casa. Hoje, mais de 90% do nosso tempo é gasto em ambientes fechados. Nós passamos muito tempo à noite em casa: assistindo TV, navegando em nossos iPads, iPhones e nossos computadores tarde da noite. E eles têm muita luz azul – há mais energia na parte azul do espectro – a qual nosso sistema biológico é realmente sensível.

Por conta disso, nosso corpo está confuso – não sabe quando é dia ou noite – isso porque durante o dia não aproveitamos a luz natural intensa que recebemos ao ar livre. E, à noite, quando você não deveria receber nenhuma, você recebe muita luz azul!

  • Iluminação saudável

Por conta dessas alterações, em ambientes de trabalho, o ideal seria mimetizar a luz do dia, essa seria a melhor e mais saudável opção. Combinar a natureza dinâmica da luz do dia: passar de alta temperatura de cor (alto conteúdo azul) para baixo e, da mesma forma, diminuir gradualmente a intensidade à medida que o dia avança.

Se você está projetando iluminação com orçamento limitado, considere clarabóias em salas de descanso. Então, quando as pessoas vão de manhã para pegar o café ou quando vão almoçar, por 30 minutos a uma hora, elas são expostas a muita luz natural.

A dica é: a luz que atinge nosso olho é o que conta! Às vezes temos uma janela perto do nosso espaço de trabalho, mas se você está a três ou quatro metros de distância da janela, a intensidade da luz que você recebe pode não ser suficiente.

Por isso, quando você for investir em um projeto de iluminação, é muito importante estar atento ao ciclo circadiano das pessoas que irão transitar no local, de maneira que o projeto possa ajudar no funcionamento correto da saúde dos trabalhadores!

Gostou dessa dica? Tinha ideia de como a iluminação pode impactar as nossas rotinas?

Fonte: aalok.com.br

Reproduzir vídeo